Política Externa

Dicas de política externa.

Começaremos com um trecho retirado diretamente do nosso Guia de Estudos:

Onde achar PE – A primeira fonte de política externa é o site da Missão Permanente (Embaixada) do seu país na ONU. Os sites de todas as missões podem ser achados aqui: < http://www.un.int/index-en/webs.html >.

A segunda fonte é o site do Ministério das Relações Exteriores (ou equivalente) do seu país. Alguns sites de embaixadas trazem o link para essa página. Se não for o caso, não tem problema. Procure no Google por “mre X”, “mfa X”, ou “mofa X”, onde “X” é o nome do seu país. Você deve achar o site do seu MRE com facilidade.

A terceira fonte é o site da embaixada do seu país em Brasília, com a vantagem de você ter uma página em português. Procure no Google: “embaixada do/da/de X em Brasília”. O site da embaixada do seu país em Lisboa também serve, se você não se incomodar com o português europeu. Note quem nem todos os países têm embaixadas em Brasília ou Lisboa, mas muitos têm.

A quarta fonte, se seu inglês for bom, é o site da embaixada do seu país em Washington. Procure no Google: “embassy X washington”.

O que procurar nesses sites todos? Principalmente, discursos dos diplomatas ou ministros do seu país sobre terrorismo. Fique à vontade para citar esses discursos durante as negociações ou no seu Documento de Posição Oficial – sempre mencionando a fonte, claro. Você é porta-voz do seu governo, e deve seguir a linha política traçada nesses discursos.

Dica: Só existe uma fonte de política externa que não falha nunca, e ela ficou de fora do Guia de Estudos. É o discurso do seu país na abertura da Assembléia Geral (AG), em setembro. Todos os Estados-Membros da ONU, sem exceção, fazem esse discurso.

O discurso de abertura na AG é uma boa fonte de PE não apenas para você, mas também para seus colegas de delegação. Ele cobre os assuntos que são mais importantes para o país naquele momento.

Por tradição, o Brasil é sempre o primeiro país a falar, seguido pelos Estados Unidos, que são o país-anfitrião.

Um mês antes do MINI-ONU teremos os discursos de abertura da 63ª sessão, fresquinhos.

Enquanto eles não chegam, eis os discursos das sessões mais recentes:

62ª Sessão – Discursos de Abertura, 25 de setembro a 3 de outubro de 2007

61ª Sessão – Discursos de Abertura, 19 a 27 de setembro de 2006

60ª Sessão – Discursos de Abertura, 17 a 23 de setembro de 2005

Feliz caça ao seu discurso. Note que muitos dos discursos estão disponíveis em línguas como o espanhol, se o inglês não for seu forte.

Tem mais! Em todos links, você encontra o texto e também incríveis VÍDEOS dos discursos! Especialmente para vocês da Geração YouTube.

Por último: os discursos de 2006 e 2007 são dados por pessoas famosas como Lula, Bush, Chávez, Ahmadinejad… quem quiser conferir, vale a pena (em 2005 quem faz o discurso do Brasil é o Ministro Celso Amorim, e não Lula).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s