Resolução

Como fazer resolução.

Começaremos com um trecho retirado diretamente do nosso Guia de Estudos:

Como fazer resolução da ONU – Quanto mais você entender que o objetivo da negociação é a redação em conjunto de um texto, e não o mero debate, mais amadurecido estará como delegado. E claro, se souber como fazer uma resolução, melhor ainda.

Para saber como fazer uma resolução, basta olhar para uma. Note que toda resolução se divide, basicamente, em duas partes: o preâmbulo e as cláusulas operativas.

O preâmbulo é formado por cláusulas que começam com verbos no gerúndio (considerando, ressaltando, reafirmando, tendo em mente…).

Já as cláusulas operativas começam sempre com verbos no presente do indicativo (decide, declara, encoraja, chama, clama, urge…)

O preâmbulo diz: o que discutimos, porque o assunto é importante, o que devemos ter em mente, sob quais instrumentos estamos agindo.

As cláusulas operativas dizem: o que decidimos fazer a respeito.

Sem idéias? Se você precisa de idéias para formular propostas e sugerir ações concretas, consulte estes exemplos do que vem sendo feito na Estratégia Global das Nações Unidas Contra o Terrorismo. A página tem exemplos de ações em todas as quatro partes da Resolução 60/288.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s